Rotina de cuidados: tonificando

E continua nossa saga pela pele perfeita falando do segundo passo a ser incluído na sua rotina de cuidados: tonificação. Falamos sobre limpeza, o primeiro passo, aqui.

Quando lavamos a pele, retiramos a proteção dela. O PH desequilibra, a bichinha fica confusa, e quem resolve isso é o tônico. Como o nome já diz, tonifica o tecido, estimula a renovação celular, elimina toxinas, além de remover mais profundamente a sujeira, a oleosidade, resíduos de maquiagem, melhorar a aparência dos poros  e evitar que fiquem entupidos e resultem numa bela inflamação, carinhosamente chamada de espinha maldita. Deixa a pele respirar  super limpa e preparada para receber a hidratação.

Segunda etapa: Tonificar

Como vocês devem imaginar, existem tônicos com propósitos diferentes para todos os tipos de pele. Abaixo vocês podem ter uma noção disso, já que minha pele mista é uma novela mexicana que hora prefere um hidratante, hora prefere um adstringente. E pra confundir mais, ainda tem um esfoliante químico. Saca só:

tônicos

1- Clinique – Clarifying Lotion 2: Como falei no post anterior, uso o sistema 3 passos da Clinique pra tipo de pele 2. Nesse sistema, desenvolvido por dermatologistas, os caras vieram e falaram que uma etapa importante pra limpeza diária é a esfoliação. Então não, essa loção não é um tônico, mas um esfoliante químico. Vou fazer um post completo sobre o 3 steps só por conta dessa loção mágica, mas resumidamente, é um esfoliante menos abrasivo por não conter partículas e não fazer efeito através de fricção, que também remove a sujeira, clareia a pele (clarifying né), cuida dos poros, controla a magia da pele bonita. Esse é amor eterno, amor pra sempre porque comigo esfoliante físico era um problema e eu nem sabia. Esfoliava a pele e no dia seguinte surgiam umas espinhas e vim saber que por conta do atrito minha pele não fica nem irritada, mas sim p* da vida e me dava o troco com umas espinhas. Já entendeu que a bichinha tem problemas né? Com esse não tenho problema algum, afinal ele é líquido, não faz atrito como os granulos dos físicos, mas enfim, post detalhado em breve, CALMA. Uso de noite geralmente, pra super limpeza, mas nada impede que use de manhã, aliás a recomendação dele é de duas vezes por dia, mas até o fim do post você vai me entender.

2- L´oreal – Hydra Matt Tônico Adistringente: desabafo mode on / Eu nunca me dei bem com aquela linha Pure Zone da L´oreal, nem quando eu tinha a pele oleosa, parecia que eu tinha tirado a oleosidade da minha ALMA, uma secura e ardencia como se não houvesse amanhã, sem brincadeira. Vi que recentemente a linha foi refomulada, espero que tenha melhorado / desabafo mode off. Mas voltando ao nosso tônico, como não me dava bem com o Pure Zone, encontrei esse, testei e gostei. Ele é adstringente, então recomendado pra peles oleosas e não devo tocar no bicho faz 1 ano, no mínimo. Mas ainda tá na validade, e vez ou outra vem alguém “precisada” de um adstringente aqui e usa ele. Tem Pro-vitamina B5 (e aí não sei qual o papo, mas acho legal ter), um cheirinho bem legal de limpeza suave ao contrário das maiorias dos adstringentes que tem cheiro de álcool puro e controla bem a oleosidade. Dá pra achar fácil por aí e deve ser uns 20 reais.

3- Nívea – Tônico Suave e Hidratante: Amor pra toda vida. Quem teve pele oleosa sabe a sensação legal de usar adstringente e se sentir sequinha, mas quem tem pele sensível sabe o sofrimento de sentir até a alma arder as vezes (Pure Zone, queime no inferno). Com a mudança de status da minha cútis, precisei procurar uma alternativa de tônico pra não ficar só usando a clarifying lotion e me adaptei muito bem à esse. Mas assim, M-U-I-T-O bem. Tem um cheiro de lençol recém lavado (nome: luciana; habilidade: descrever fragâncias), uma gostosura. Super suave, quando uso ele meu cantinho de nariz rinítico nem reclama quando tá irritando ( tipo sempre). É recomendado pra quem tem pele seca e sensível e eu sinto mesmo a hidratação, de um tônico, coisa que nunca achei possível na minha cabeça adolescente de pele brilhante. É o que uso quando vou maquiar pessoas (é gente, eu maquio) porque passo hidratante-primer em seguida que resolve o problema do brilhozinho que fica na pele. Uso de manhã e não acho que deixa a minha pele mais oleosa ao longo do dia.

Tirando os produtos da Clinique que só vendem aqui em Belém numa loja de importados no aeroporto (sim, isso mesmo, e já falei aqui), os outros tem em supermercado e farmácia. Na internet você encontra todos em vários lugares, como na Sack’s.

Dúvidas? Deixem nos comentários geante. No próximo post vou puxar a orelha de geral falando de hidratação, até lá.

luciana

5 comentários

Filed under Beleza, Cuidados, MakeUp, Saúde

5 responses to “Rotina de cuidados: tonificando

  1. Sempre tenho problemas com a zona T e, como o maridón já tinha um tônico da clean & clear muito mais ou menos em casa, uso ele.
    Mas ele arde, é uma merda.
    Queria ter um esfoliante decente, pra usar nem que seja uma vez por semana. PQ, OLHA. essa gravidez tá deixando a minha pele uma desgraça.
    sugestões? (além das acima citadas)

    • um esfoliante físico que eu gosto muito (e que vai entrar no post de cuidados complementares) é o da linha profissional da Clear SKin, da Avon, que tem granulos mega fininhos, parece uma areazinha mesmo. Daí é só manerar da esfregação que é ótimo, mas no teu caso é hormonal né, e não sei se podes usar coisas com ácido salicílico :(

    • suelen

      se me permites a intromissão, o melhor esfoliante que já usei foi o gel esfoliante theracne. se você gosta de esfoliante power, com grânulos que você sente e sensação “refrescante”, esse é o produto. a pele fica suuuuper macia e lisinha depois, mas não a ponto de ressecar.

      • meu problema são justamente os granulos, não pode ser uma coisa mega exfoliante de meu deus que a fricção me da espinhas :/

      • suelen

        ah, então um baratinho que acho super bom, eficiente e suave é o esfoliante diário da clean and clear. já testou esse? eu usava ele quando num inverno fora de belém e a pele estava um pouco seca.

Deixe uma Resposta

