Rotina de cuidados: limpando

ATENÇÃO, ESSE POST É GIGANTE! Gigante porque tem o que você precisa saber sobre pele e por fim, sobre limpeza. Tentei deixar bastante explicativo e aí decidi desmembrar as 3 etapas de cuidados diários e mais uma de cuidados complementares em posts diferentes, pra não virar uma bíblia.Os próximos serão menores porque não tem essa introdução e puxada de orelha implícita. Mas vale a leitura ;)

Demorei pra voltar a postar por um motivo, não saber exatamente o que postar primeiro nesse retorno. Meus amigos e suas dúvidas constantes foram uma boa motivação pra retomar o blog e uma dúvida eterna é sobre o que é indispensável pra ficar com a maquiagem bonitona, boladona e coisa e tal. Pois eu respondo, com absoluta certeza: a saúde da sua pele.

Pensa comigo, se você decide pintar um quadro, vai até a loja e compra qual? O mais limpinho e lisinho de todos, obviamente. Assim deve ser com a nossa pele do rosto, a coisa mais importante pra sua maquiagem ficar boa é uma pele saudável, limpinha, lisinha. Além do mais, nosso rosto requer cuidados especiais por ficar mais exposto ao vento, sol, chuva e todo o resto. Sendo assim, vou retomar os posts falando de coisas básicas mas que muita gente não sabe.

Então, primeiro de tudo: vá a um dermatologista. Diagnostique o seu tipo de pele, o estado da coitada, problemas frequentes, tratamento pra eles e, finalmente, inicie uma rotina de cuidados correta. Não esqueça que estamos falando do maior orgão do nosso corpo e o que mais sofre no dia a dia com agressões climáticas. Estamos falando de saúde, principalmente.

Eu sei que é muito cômodo tacar o mesmo sabonete que você passa no pé no seu rosto – sim, pense nisso. Mas por experiência própria, é muito menos frustrante, mais satisfatório e mais econômico mesmo que seu dermato te passe produtos importados (compra um produto atrás do outro e nenhum traz resultado pra cê ver a confusão, truta).

Dito isso, vou falar da MINHA pele e da MINHA rotina de limpeza, assim, em caps, porque quem vai dizer o que você precisa é seu médico, esse post tem o único objetivo de te influenciar a adotar cuidados diários (além de mostrar alguns produtos legais pra quem tem o mesmo tipo de pele/problema que eu) e não que você compre tudo o que eu uso .

Minha pele foi oleosa na adolescencia mas não tive problemas com espinhas. Aí eu cresci e agora sou mulher (e comediante falida) e ela secou um pouco, então atualmente minha pele é “normal/ mista” e extremamente sensível, com um pouco de oleosidade na zona T – testa, nariz e queixo. Digo entre aspas porque morar em Belém é ter um tipo de pele pra cada estação, e aqui elas se dividem assim: muito sol/muito calor, muito sol/muito calor com chuva, muito sol/muito calor com muita chuva e muita umidade em todas as opções anteriores. Mesmo uma pele mista fica oleosa ao longo do dia. Pra minha sorte, trabalho o dia inteiro no ar condicionado, o que segura um pouco mais.

É recomendado realizar 3 etapas básicas: limpeza, tonificação e hidratação, duas vezes por dia. Mas loceana menha felha a senhora ta LOKA minha pele é uma pupunha, tenho que lavar 5 vezes e BÉÉÉN, errado. Peles oleosas produzem mais oleosidade que as outras, mas se você retira essa oleosidade loucamente, ela entende como se tivessem tirando a oleosidade natual e produz mais. Sim, ela é capaz de produzir MAIS (te mata), é o famoso efeito rebote. Entendeu? Então nada de lavar o rosto mais que duas vezes (e depois tonificar e hidratar, sim sim), a não ser numa emergência.

Primeira etapa: Limpar

Uma pele mista é uma verdadeira novela. Precisa tirar a oleosidade, mas nem tanto, precisa hidratar, mas de leve. Como ao longo do tempo fui testando muitas coisas e vendo com o que me dava bem, adaptei assim, com produtos leves e uns mais pesadinhos, pra lavar com os leves pela manhã e os mais pesados de noite( depois de um dia inteiro maquiada e bla bla bla, é preciso). Tem produtos para peles oleosas E pra pele seca. Maria do Bairro fica no chinelo perto dos dramas da minha pele. Pra lavar o rosto uso os seguintes produtos:

gel e sabonetes para limpeza

1- Clinique – Liquid Facial Soup Mild: A Clinique é uma marca desenvolvida por dermatologistas e tem um sistema 3 passos (limpeza, exfoliação e hidratação, para 4 tipos de peles diferentes) que é famoso em toda a galáxia. Os produtos são 100% sem perfume pra minimizar o surgimento de alergias e por isso são super recomendados pra quem tem sensibilidade. Esse é o sabonete do sistema 3 passos para o tipo de pele 2 (normal/seca) ,limpa bem sem ressecar, sou apaixonada e uso geralmente pela manhã. Aqui tem mais informações sobre o sistema, vale muito a pena o clique.

2- La Roche Posay – Effaclar: Essa marca é muito amiga na época true da adolescencia (mas não só nela), com toda aquela malemolência, oleosidade e Roacutam que nos cercava. Eu não usei Roacutam, mas todos os meus amigos que fizeram o tratamento usavam o Ceralip, um hidratante labial potente da marca que era milagroso pra boca que ficava toda rachada e dolorida e eu super fui na onda do Ceralip ( ainda não conhecia <3 <3 Bepantol <3 <3 ). Aí fui conquistada por La Roche e essa linha Effaclar é especificamente pra peles oleosas. Mas louquita, cê não disse que sua pele é mista? Si, mas o Effaclar é um sabonete que não resseca muito, é o que a minha mãe usa, acabei surrupiando uma vez e me dei bem(a.k.a. não me deu alergia ou irritação). Então uso de noite, pra ajudar na remoção dos resíduos de maquiagem e oleosidade acumulada do dia.

3- Avon – Gel de limpeza refrescante Pepino e Chá Verde: Ah, a Avon. Já ferrou muito essa minha vida de curiosa que se deixa levar pelo marketing das coisas. Mas depois de um tempo você fica mais esperta, entende melhor a marca e graças a deus ela também evolui. Os produtos da Avon hoje em dia nem se comparam a 10 anos atrás, quando eu usava aquele tubinho hidratante sabor morango. Mesmo assim pesquiso muito antes de comprar alguma coisa da marca e essa linha nova Avon Care me instigou muito. Comprei dessa linha Pepino e Chá Verde esse gel e uma máscara facial (que mostrarei no post de cuidados complementares) e me dei bem. Tira menos a oleosidade que o Effaclar e mais que o da Clinique e é um gel que eu uso também pela manhã. Deixa a pele macia e sequinha e o mais bacana é que custa uns 10 reais o/

4 – Neutrogena – Deep Clean Gel de Limpeza: Comecei a usar esse gel da Neutrogena com uns 17 anos, ainda tinha a pele oleosa e ele ajudou muito a controlar isso. Hoje em dia quando uso sinto a pele ressecada demaaaais, mas recomendo a todas as oleosas. Vez ou outra uso ele de noite (o bicho tá inteirão ó), pra fazer a limpeza mais power, mais aí rola muita agua thermal pra acalmar minha cutis gritando, hahaha. Vou falar de agua thermal no post sobre cuidados complementares também, fiquem de olho.

Pra comprar Clinique em Belém, só em uma loja de importados chamada Dufry, lá no aeroporto, La Roche nas farmácias, Avon com as revendedoras e Neutrogena também em farmácias. Tirando a Avon, dá pra achar o resto todo na Sack’s ó.

Bom, é isso. Fiquei na dúvida se fazia uma resenha mais detalhada de cada um dos produtos citados acima, e acabei fazendo até. Qualquer dúvida, pode deixar aí nos comentários. Próximo post sobre o passo 2, tonificação ;)

luciana

6 comentários

Filed under Beleza, Cuidados, MakeUp, Saúde

6 responses to “Rotina de cuidados: limpando

  1. GENTE
    GENTE
    GENTE
    JÁ QUERO USAR NO MEU DIA A DIA

  2. Ai gente, Effaclar é tão vida né? Me emocionei com esse post e tô me sentindo menos a Loka das limpeaza hihi.
    Posta logo o da tonificação =)

    • Ai Mari, é mesmo. Me apaixonei por ele, depois que fiquei mais sequinha e os da Neutrogena começaram a me gongar, fiquei até com medo de usar, mas tava lá, forever alone na casa da minha mãe sem os meus, usei um pouco e foi lindo! :)

  3. Cristiane Feio

    Muito bacana, Luciana!! Já quero usar tudo!! Só não sei se posso por conta das minhas espinhas!! Tenho que usar um que eu não consiga nem mexer o rosto de tão seco q vai ficar, hehe!! sai de mim oleosidade!! =(((

Deixe uma Resposta

